terça-feira, 19 de julho de 2011

O Mar e os Pensamentos



A menina cansada de olhar o mar indo e vindo sem parar perguntou indignada:
- Mar, você não se cansa de bater? Não para nunca, eu só de te olhar por algum tempo já me sinto cansada de te ver de lá pra cá, de cá para lá!

E o mar, respondeu:
- Não, eu não me canso, essa é a minha natureza."

A menina depois de algum tempo, sentiu que nas palavras do mar havia uma profunda aceitação e percebeu que a sua vida era também como a do mar - nunca parava.

Percebeu também que os seus dias oscilavam como os do mar. Havia os dias mais agitados e os mais calmos, assim como os dias de ondas fortes e os de ondas suaves.

E pensou: "o mar é como a vida."

Depois de um tempo, desta conversa, a menina estava aprendendo a meditar. Disseram à ela que meditação era cessar os pensamentos.

Mas por mais que ela tentasse, não conseguia parar os pensamento nem por um minutinho sequer!

Havia dias que não dava tempo de fixar a atenção em um pensamento e lá já vinha outro mais forte ainda. E havia dias onde um pensamento surgia e ela conseguia olhar para ele, perceber as emoções que traziam e depois observar ele indo embora até surgir outro pensamento.

Mas ela queria cessar os pensamentos, queria meditar!

Um belo dia, estava lá a menina olhando para o mar. Lembrou daquela conversa e riu da inocência de sua indignação naquele tempo...

De repente, como uma nuvem que vai embora, seus pensamentos ficaram claros. Sentia seu coração se abrindo e uma certa paz desconhecida tomando conta de si.

A menina ficou tomada pela emoção ao perceber que seus pensamentos eram como o mar.

Como o mar....

Naquele momento, todo o esforço de querer cessar os pensamentos ficou sem sentido. E ela passou a olhar os pensamentos assim como olhava para o mar. Nos dias de ondas fortes observava, nos dias de ondas calmas, observava.

Mais tarde, em algum lugar, leu que a natureza da mente era pensar. Aquilo lhe pareceu familiar.

Lembrou que o mar, um dia lhe dissera que sua natureza era nunca parar e do dia que sentiu em seu coração que os pensamentos eram como o mar. Ahhh que ótima notícia foi aquela, a natureza da mente é pensar!!

Nunca mais ela se preocupou em cessar os pensamentos e pouco a pouco o simples observar se tornou um hábito.

E assim, a menina aprendeu a meditar com o mar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário